Entretenimento
Madonna é criticada por falar de si mesma em homenagem à Aretha Franklin no VMA
Compartilhe:
A rainha do pop, Madonna, liderou uma homenagem à falecida Aretha Franklin durante a premiação MTV Video Music Awards (VMA’s) na segunda-feira, mas irritou fãs que sentiram que ela passou mais tempo falando de si mesma do que da rainha do soul.
O muito esperado tributo à Aretha no primeiro evento com grandes músicos desde a morte da cantora na semana passada, aos 76 anos, aconteceu ao final da cerimônia de quase três horas.
Em um discurso de 10 minutos, Madonna relembrou o início de sua carreira como aspirante a cantora e dançarina, incluindo uma audição no qual interpretou uma versão a capella da emblemática canção “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” de Aretha.
O teste lhe rendeu um trabalho como cantora em Paris, mas Madonna voltou aos Estados Unidos para aprender a tocar guitarra –e se tornar uma das maiores estrelas mundiais do pop.
“Nada disso teria acontecido sem nossa dama do soul”, disse Madonna.
“Ela me trouxe para onde estou hoje e sei que ela influenciou muitas pessoas aqui esta noite. Quero agradecer a você, Aretha, por empoderar todas nós. R.E.S.P.E.I.T.O. Vida longa à rainha”.
A MTV também exibiu um vídeo curto do início da carreira de Aretha.
Espectadores usaram o Twitter para criticar Madonna e a MTV pelo discurso, dizendo que a homenagem não se concentrou o suficiente em Aretha.
“A homenagem a Aretha Franklin é Madonna falando sobre si mesma longamente?”, publicou o escritor Michael Arceneaux no Twitter.
Outros questionaram por que Madonna foi escolhida para realizar o tributo em vez de outros artistas mais ligados a Aretha.
Após sua morte na semana passada, muitos homenagearam a cantora, como o ex-presidente Barack Obama, Elton John, Carole King, Barbara Streisand e Lionel Richie.
“Que fique registrado, eu AMO Madonna. Sou um grande fã. Mas ela não deveria nem chegar perto de Aretha. Não deveria estar adjacente a Aretha”, escreveu o comentarista político e cultural Marc Lamont Hill no Twitter.
“Seja quem for no #VMAs que deixou Madonna subir no palco e fazer uma homenagem a @ArethaFranklin ou seja lá o que foi aquilo deveria estar desempregado exatamente… agora”, tuítou Alicia Garza, cofundadora do movimento Black Lives Matter.
Outros acusaram Madonna, que estava usando uma túnica preta e tranças no cabelo, de apropriação cultural.
“Você não desrespeita um ícone assim”, tuítou Nina Parker. “Você homenageia uma lenda contando sua história ou se cala. Que audácia”.